terça-feira, 21 de maio de 2013

Help Desk na Idade Media e Web 2.0


O primeiro vídeo que selecionei trata-se de uma abordagem muito interessante que mostra de forma bastante humorada a dificuldade da pessoa em adaptar-se ao novo, ao desconhecido, diante do manuseio de um livro em que tenta superar as barreiras e vencer as dificuldades.

O segundo vídeo , Web 2.0, mostra o nosso mundo na era digital, a criação do link , a importância da Web, cujo objetivo é ligar as pessoas , compartilhar informações . Enfoca os avanços e a rapidez da tecnologia e que devemos saber usá-la com responsabilidade , ética e consciência.

Esses dois vídeos levam-nos a refletir da dificuldade do ser humano em adaptar-se a novas situações , aos desafios que surgem no nosso caminho e que com persistência e determinação conseguiremos atingir os objetivos propostos.

A Educação Inclusiva/ Especial


Cursista: Maria Lena Amaral Veras

Município: Recife

Data: 12-05-13.




A Educação Inclusiva/ Especial



O conceito de Educação Inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de salamanca. Trata-se de uma ação educacional humanística que tem como objetivo o crescimento do indivíduo e a inserção social de todos , para que as cianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escola de ensino regular, proporcionando um desenvolvimento conjunto entre as mesmas.

Observa-se no entanto, que muitas escolas apresentam dificuldades na interação de crianças com necessidades especiais devido à necessidade de criar condições adequadas para atender essas crianças.

A Educação Especial é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais e conta com a participação de profissionais especializados , materiais e equipamentos adequados.





Site pesquisado: http:// deficiência.no.comunidade.net/index.php?pagina=1115276908


CONQUISTAS E DIFICULDADES DO CURSO À DISTÂNCIA


Nome do Cursista: Maria Lena Amaral Véras

Município: Recife

Data: 27 de abril de 2013.



Fazer um curso à distância é um desafio a mais na experiência de quem está buscando novas conquistas e novos aprendizados.

Na visão de Moran(2002)” um bom curso é aquele que nos empolga, nos surpreende, nos faz pensar, nos envolve ativamente, traz contribuições significativas...”

Na minha prática profissional ser aluno de um curso à distância implica algumas dificuldades, especificamente com relação ao uso e manuseio do computador onde não possuo domínio suficiente de todas as ferramentas, outra dificuldade consiste em não haver a presença física do professor, onde possamos tirar dúvidas, pois o ambiente é virtual. Por outro lado, torna-se muito proveitoso podermos interagir num ambiente diferente com infra-estrutura diferenciada onde poderemos superar entraves e dificuldades que vierem a surgir. Para isso, são de grande importância os encontros presenciais para que possamos trocar, enriquecer experiências e esclarecer as dúvidas.

De acordo com o texto de Moran(2002), são mostradas muitas características para um bom curso de educação à distância, onde torna-se necessário uma boa interação entre alunos , professores, equipe pedagógica, ambiente onde é realizado, planejamento adequado e adaptado às necessidades dos alunos.

Ainda na visão do autor, ao definir educação on-line, faz referência ao conjunto de ações que favoreçam o ensino-aprendizagem através de recursos diversos como a Internet, Videoconferência e Teleconferência. Destaca que a educação presencial tem adquirido contribuições bastante positivas da educação on-line, onde o papel do professor é de grande amplitude precisando estar cada vez mais adaptado às novas situações com criatividade, dinamismo e planejamento adequado para que os alunos sintam-se motivados possibilitando uma boa interação entre professor e aluno.

Faz-se necessário que alunos e professores estabeleçam um vínculo que favoreça a construção do conhecimento de forma prazerosa e dinâmica para que consigam superar as dificuldades surgidas e alcançar os objetivos propostos, através do compromisso, organização e responsabilidade na realização de um curso à distância com planejamento adequado,disciplina e organização do tempo.



Referências:

Moran, José Manuel- O Que é Um Bom Curso à Distância- Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/ead/eadtxt1c.htm;



Moran, José Manuel- Contribuições Para Uma Pedagogia da Educação On-Line.

São Paulo; Loyola, 2003.p39-50.