quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Descrição e Audiodescrição


Cartum com audiodescrição

Quadrinho 1: cadeirante pergunta a um transeunte: ''Por favor , o senhor pode me dar …'' e antes que ele complete a frase ,o senhor lhe dá uma esmola, sentindo-se muito bonzinho.

Quadrinho 2:O cadeirante, indignado, completa sua frase: ''uma informação''.


O uso da Audiodescrição permite que as pessoas com deficiência visual tenham oportuinidade de acesso ao mundo das imagens ,possibilitando a superação das barreiras que impedem sua comunicação.
O Cartum com Audiodescrição permite que as pessoas cegas possam tomar conhecimento dos detalhes apresentados na imagem e da mensagem inserida na mesma.É um recurso que permite às pessoas com cegueira terem acesso aos diversos meios culturais , contribuindo para um melhor convívio social.

Site pesquisado:


Descrição e Audiodescrição




 




Filme: Julieta de Bicicleta


Sinopse:

Julieta é uma menina certinha, que gosta de tudo no seu devido lugar, meticulosamente calculado. O único medo de julieta é o inesperado. No dia de seu aniversário Julieta ganha uma bicicleta e sai para passear pelo parque . Mas o inesperado está logo a frente virando a esquina.

Baseado no livro homônimo de Liana Leão.





A Audiodescrição é um recurso de Tecnologia Assistiva que permite a inclusão de pessoas com deficiência visual junto ao público de produtos audiovisuais, através da tradução de imagens em palavras.

É muito importante pois permite que as pessoas com cegueira tenham acesso às informações culturais do meio onde convivem.

O recurso acima apresentado foi o filme''Julieta de Bicicleta'', que através da audiodescrição permite que as pessoas cegas consigam interagir com as demais, através das informações recebidas contendo o relato detalhado das imagens apresentadas.



Site pesquisado:



quinta-feira, 17 de outubro de 2013

JOGO DE MEMÓRIA

JOGO DE MEMÓRIA
O jogo de memória é um clássico jogo formado por peças que apresentam uma figura em um dos lados . Cada figura se repete em uma das peças diferentes. Para começar o jogo , as peças são postas com as figuras voltadas para baixo, para que não possam ser vistas. Cada participante deve, na sua vez, virar duas peças e deixar que todos as vejam.Caso as figuras sejam iguais, o participante deve recolher consigo esse par e jogar novamente. Se forem peças diferentes , estas devem ser viradas novamente, e sendo passada a vez ao participante seguinte. Ganha o jogo quem tiver descoberto mais pares, quando todos eles tiverem sido recolhidos.
A utilização desse jogo estimula a memória, raciocínio, percepção visual, além de contribuir para a elevação da auto estima, desenvolvendo também a interação grupal.
O professor do AEE pode utilizaresse recurso , contextualizando em diversas situações de aprendizagem como: raciocínio lógico, alfabetização, conhecimentos gerais, percepção de cores, identificação de animais, entre outros. Desse modo estará contribuindo para que o aluno construa suas competências de forma prazerosa conseguindo acompanhar as atividades realizadas na sala comum.




quarta-feira, 21 de agosto de 2013

RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA




RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA



Vocalizadores são recursos de comunicação que emitem voz gravada ou sintetizada. Ao se tocar em um símbolo/ botão/ tecla ou ao se digitar uma palavra, ouve-se a mensagem a ser comunicada. Trata-se de um recurso eletrônico de gravação/reprodução que ajuda a comunicação das pessoas em seu dia-a-dia. Através dele seu usuário expressa pensamentos, sentimentos e desejos pressionando uma mensagem adequada que está pré-gravada no aparelho.

A maioria dos vocalizadores grava as mensagens digitalmente e a capacidade de gravação varia de um aparelho a outro. Encontra-se vocalizadores de apenas uma mensagem , enquanto outros podem gravar centenas delas. Outra variável intríseca a este equipamento é o tempo total de gravação normalmente distribuído entre as teclas de mensagem oferecidas no equipamento.

A imagem mostrada abaixo é de um vocalizador retangular com 25 áreas de mensagens visíveis ,
onde estão símbolos gráficos. Cada área de mensagem ao ser pressionada emitirá uma mensagem de voz gravada anteriormente. Apresenta alça de transporte e botões de volume e troca de níveis.

Esse recurso pode ser utilizado por deficientes que apresentam problemas na fala, impossibilitando sua comunicação.



Referências:



Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e alternativa- Ministério da Educação- Secretaria de Educação Especial- Universidade Federal do Ceará.



Http://wwwassistiva.com.br/ca.html

                                                                   Vocalizador

domingo, 4 de agosto de 2013

O Professor do AEE


Cursista: Maria Lena Amaral Véras

Data:02-08-13

O PROFESSOR DO AEE








A organização do Atendimento Educacional Especializado e a promoção da acessibilidade surge a partir de 2003 quando o Ministério da Educação cria o Programa Educação Inclusiva, visando transformar os sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos , garantindo o direito de acesso de todos à escolarização.

De acordo com o Decreto nº 6.571/2008, art.2º:'' o AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilizaçãode serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem''.

O papel do professor do AEE consiste portanto em criar estratégias que favoreçam a aprendizagem do aluno, como também propiciar situações vivenciais que possibilitem a esse aluno organizar seu pensamento. Para isso faz-se necessário que o professor conheça o estudante para que possa adequar de forma satisfatória as atividades, atendendo sua individualidade. Para que o trabalho aconteça de forma adequada o professor do AEE precisa ouvir a família do aluno para melhor conhecer o ambiente onde está inserido, como também orientar essa família.Cabe também a esse profissional estabelecer contato com o professor do ensino regular e outros profissionais , caso seja necessário, para que de forma articulada consiga planejar e desenvolver ações que possibilitem a integração e participação do estudante no ambiente escola, facilitando a sua aprendizagem. Esse acompanhamento acontece na sala de recursos multifuncionais(SRM) , local onde os atendimentos são realizados duas vezes por semana no contra turno do ensino regular.

Torna-se importante a elaboração do estudo de caso para que o professor do AEE consiga realizar seu trabalho de forma adequada, uma vez que através desse estudo vai conseguir obter informações do meio famiiar onde o aluno está inserido, da professora do ensino regular e de outros profissionais. De posse dessas informações o professor poderá elaborar um plano do AEE com objetivos, desenvolvimento, tempo previsto, estratégias , resultados que possam ser esperados. A elaboração do plano possibilita a esse profissional a realização de atividades que promovam a auto estima do aluno como também a organização de situações de aprendizagem a partir dos intereses observados, proporcionando a esse estudante a oportunidade de se expressar livremente na SRM e na sala de aula, favorecendo desse modo sua autonomia e independência diante das diversas situações do cotidiano escolar.

Oportunizar ao aluno um espaço onde possa expressar-se e desenvolver suas habilidades , vai permitir que ele participe de forma mais adequada ao ambiente em sala de aula e que seja capaz de adquirir novos saberes e interagir melhor com seus pares.





REFERÊNCIAS:

Resolução nº4 de 2 de outubro de 2009- Ministério da Educação

Nota Tecnica nº055/2013/MEC/SECADI/DPEE- Ministério da Educação

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva- Min.daEducação

O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual- Fasc. 2-Ministério da Educação-Secretaria de Educação Especial- Universidade Federal do Ceará


terça-feira, 21 de maio de 2013

Help Desk na Idade Media e Web 2.0


O primeiro vídeo que selecionei trata-se de uma abordagem muito interessante que mostra de forma bastante humorada a dificuldade da pessoa em adaptar-se ao novo, ao desconhecido, diante do manuseio de um livro em que tenta superar as barreiras e vencer as dificuldades.

O segundo vídeo , Web 2.0, mostra o nosso mundo na era digital, a criação do link , a importância da Web, cujo objetivo é ligar as pessoas , compartilhar informações . Enfoca os avanços e a rapidez da tecnologia e que devemos saber usá-la com responsabilidade , ética e consciência.

Esses dois vídeos levam-nos a refletir da dificuldade do ser humano em adaptar-se a novas situações , aos desafios que surgem no nosso caminho e que com persistência e determinação conseguiremos atingir os objetivos propostos.

A Educação Inclusiva/ Especial


Cursista: Maria Lena Amaral Veras

Município: Recife

Data: 12-05-13.




A Educação Inclusiva/ Especial



O conceito de Educação Inclusiva surgiu a partir de 1994, com a Declaração de salamanca. Trata-se de uma ação educacional humanística que tem como objetivo o crescimento do indivíduo e a inserção social de todos , para que as cianças com necessidades educativas especiais sejam incluídas em escola de ensino regular, proporcionando um desenvolvimento conjunto entre as mesmas.

Observa-se no entanto, que muitas escolas apresentam dificuldades na interação de crianças com necessidades especiais devido à necessidade de criar condições adequadas para atender essas crianças.

A Educação Especial é uma educação organizada para atender específica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais e conta com a participação de profissionais especializados , materiais e equipamentos adequados.





Site pesquisado: http:// deficiência.no.comunidade.net/index.php?pagina=1115276908


CONQUISTAS E DIFICULDADES DO CURSO À DISTÂNCIA


Nome do Cursista: Maria Lena Amaral Véras

Município: Recife

Data: 27 de abril de 2013.



Fazer um curso à distância é um desafio a mais na experiência de quem está buscando novas conquistas e novos aprendizados.

Na visão de Moran(2002)” um bom curso é aquele que nos empolga, nos surpreende, nos faz pensar, nos envolve ativamente, traz contribuições significativas...”

Na minha prática profissional ser aluno de um curso à distância implica algumas dificuldades, especificamente com relação ao uso e manuseio do computador onde não possuo domínio suficiente de todas as ferramentas, outra dificuldade consiste em não haver a presença física do professor, onde possamos tirar dúvidas, pois o ambiente é virtual. Por outro lado, torna-se muito proveitoso podermos interagir num ambiente diferente com infra-estrutura diferenciada onde poderemos superar entraves e dificuldades que vierem a surgir. Para isso, são de grande importância os encontros presenciais para que possamos trocar, enriquecer experiências e esclarecer as dúvidas.

De acordo com o texto de Moran(2002), são mostradas muitas características para um bom curso de educação à distância, onde torna-se necessário uma boa interação entre alunos , professores, equipe pedagógica, ambiente onde é realizado, planejamento adequado e adaptado às necessidades dos alunos.

Ainda na visão do autor, ao definir educação on-line, faz referência ao conjunto de ações que favoreçam o ensino-aprendizagem através de recursos diversos como a Internet, Videoconferência e Teleconferência. Destaca que a educação presencial tem adquirido contribuições bastante positivas da educação on-line, onde o papel do professor é de grande amplitude precisando estar cada vez mais adaptado às novas situações com criatividade, dinamismo e planejamento adequado para que os alunos sintam-se motivados possibilitando uma boa interação entre professor e aluno.

Faz-se necessário que alunos e professores estabeleçam um vínculo que favoreça a construção do conhecimento de forma prazerosa e dinâmica para que consigam superar as dificuldades surgidas e alcançar os objetivos propostos, através do compromisso, organização e responsabilidade na realização de um curso à distância com planejamento adequado,disciplina e organização do tempo.



Referências:

Moran, José Manuel- O Que é Um Bom Curso à Distância- Disponível em http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/ead/eadtxt1c.htm;



Moran, José Manuel- Contribuições Para Uma Pedagogia da Educação On-Line.

São Paulo; Loyola, 2003.p39-50.