domingo, 4 de agosto de 2013

O Professor do AEE


Cursista: Maria Lena Amaral Véras

Data:02-08-13

O PROFESSOR DO AEE








A organização do Atendimento Educacional Especializado e a promoção da acessibilidade surge a partir de 2003 quando o Ministério da Educação cria o Programa Educação Inclusiva, visando transformar os sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos , garantindo o direito de acesso de todos à escolarização.

De acordo com o Decreto nº 6.571/2008, art.2º:'' o AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilizaçãode serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem''.

O papel do professor do AEE consiste portanto em criar estratégias que favoreçam a aprendizagem do aluno, como também propiciar situações vivenciais que possibilitem a esse aluno organizar seu pensamento. Para isso faz-se necessário que o professor conheça o estudante para que possa adequar de forma satisfatória as atividades, atendendo sua individualidade. Para que o trabalho aconteça de forma adequada o professor do AEE precisa ouvir a família do aluno para melhor conhecer o ambiente onde está inserido, como também orientar essa família.Cabe também a esse profissional estabelecer contato com o professor do ensino regular e outros profissionais , caso seja necessário, para que de forma articulada consiga planejar e desenvolver ações que possibilitem a integração e participação do estudante no ambiente escola, facilitando a sua aprendizagem. Esse acompanhamento acontece na sala de recursos multifuncionais(SRM) , local onde os atendimentos são realizados duas vezes por semana no contra turno do ensino regular.

Torna-se importante a elaboração do estudo de caso para que o professor do AEE consiga realizar seu trabalho de forma adequada, uma vez que através desse estudo vai conseguir obter informações do meio famiiar onde o aluno está inserido, da professora do ensino regular e de outros profissionais. De posse dessas informações o professor poderá elaborar um plano do AEE com objetivos, desenvolvimento, tempo previsto, estratégias , resultados que possam ser esperados. A elaboração do plano possibilita a esse profissional a realização de atividades que promovam a auto estima do aluno como também a organização de situações de aprendizagem a partir dos intereses observados, proporcionando a esse estudante a oportunidade de se expressar livremente na SRM e na sala de aula, favorecendo desse modo sua autonomia e independência diante das diversas situações do cotidiano escolar.

Oportunizar ao aluno um espaço onde possa expressar-se e desenvolver suas habilidades , vai permitir que ele participe de forma mais adequada ao ambiente em sala de aula e que seja capaz de adquirir novos saberes e interagir melhor com seus pares.





REFERÊNCIAS:

Resolução nº4 de 2 de outubro de 2009- Ministério da Educação

Nota Tecnica nº055/2013/MEC/SECADI/DPEE- Ministério da Educação

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva- Min.daEducação

O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual- Fasc. 2-Ministério da Educação-Secretaria de Educação Especial- Universidade Federal do Ceará


11 comentários:

  1. Lena, parabéns pelo texto muto bem construído que abordou de forma clara e consistente o papel do professor do AEE e a importância do Estudo de Caso para consolidar o nosso trabalho na Sala de Recurso Multifuncional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA Lindinalva,realmente nosso trabalho é de fundamental importância para o crescimento dos nossos alunos.
      Abraços, Lena.

      Excluir
  2. Lena visualizando seu texto, quero compartilhar com você sobre a importância de estarmos estudando sempre para nos aperfeiçoar e mudar os paradigmas na educação como um todo.Seu texto contemplou o que todos nós estamos estudando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristina, realmente os estudos estão contribuindo muito para ampliarmos os conhecimentos sobre o nosso papel na SRM e ter um outro olhar para os nossos alunos.
      Um abraço, Lena.

      Excluir
  3. Lena, seu texto desmonstra a importância que devemos ter com a inclusão, e sua consequência na vida desses educandos. O importante é a vontade de aperfeiçoar e ampliar o AEE para que todos os educandos tenham a oportunidade de frequentar um sistema de ensino, onde todos são tratados com a mesmas oportunidades.Para que a inclusão ocorra de fato e não apenas de direito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Williams!
      Realmente os estudos e leituras muito estão colaborando para que possamos realizar o trabalho na SRM com muito mais segurança.
      Um abraço, Lena.

      Excluir
  4. Olá Lena, você aborda com clareza em seu texto o que vem ser o AEE, qual o papel do professor que realiza esse atendimento e como é importante que se faça o estudo de caso. Realmente esse trabalho necessita que seja feito com seriedade levando em conta as especifidades de cada caso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Eva, nosso trabalho é de muita importância e através das leituras e estudos podemos ter um novo olhar para nossos alunos e contribuir de forma satisfatória para sua autonomia e independência.
      Abraços, Lena.

      Excluir
  5. Lena, seu texto explica bem o papel do professor do AEE, a importância do estudo de caso e da elaboração do plano do AEE. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada, Eva.
    Precisamos estar sempre atentos ao publico que nos procura na SRM e os estudos muito têm contribuido para a realização do nosso trabalho.
    Um abraço, Lena Amaral.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Bianca.
    Precisamos estar sempre atentos ao publico que nos procura. Os estudos têm ajudado muito para a realização do nosso trabalho.
    Um abraço, Lena.

    ResponderExcluir