quarta-feira, 21 de agosto de 2013

RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA




RECURSO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA



Vocalizadores são recursos de comunicação que emitem voz gravada ou sintetizada. Ao se tocar em um símbolo/ botão/ tecla ou ao se digitar uma palavra, ouve-se a mensagem a ser comunicada. Trata-se de um recurso eletrônico de gravação/reprodução que ajuda a comunicação das pessoas em seu dia-a-dia. Através dele seu usuário expressa pensamentos, sentimentos e desejos pressionando uma mensagem adequada que está pré-gravada no aparelho.

A maioria dos vocalizadores grava as mensagens digitalmente e a capacidade de gravação varia de um aparelho a outro. Encontra-se vocalizadores de apenas uma mensagem , enquanto outros podem gravar centenas delas. Outra variável intríseca a este equipamento é o tempo total de gravação normalmente distribuído entre as teclas de mensagem oferecidas no equipamento.

A imagem mostrada abaixo é de um vocalizador retangular com 25 áreas de mensagens visíveis ,
onde estão símbolos gráficos. Cada área de mensagem ao ser pressionada emitirá uma mensagem de voz gravada anteriormente. Apresenta alça de transporte e botões de volume e troca de níveis.

Esse recurso pode ser utilizado por deficientes que apresentam problemas na fala, impossibilitando sua comunicação.



Referências:



Recursos Pedagógicos Acessíveis e Comunicação Aumentativa e alternativa- Ministério da Educação- Secretaria de Educação Especial- Universidade Federal do Ceará.



Http://wwwassistiva.com.br/ca.html

                                                                   Vocalizador

domingo, 4 de agosto de 2013

O Professor do AEE


Cursista: Maria Lena Amaral Véras

Data:02-08-13

O PROFESSOR DO AEE








A organização do Atendimento Educacional Especializado e a promoção da acessibilidade surge a partir de 2003 quando o Ministério da Educação cria o Programa Educação Inclusiva, visando transformar os sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos , garantindo o direito de acesso de todos à escolarização.

De acordo com o Decreto nº 6.571/2008, art.2º:'' o AEE tem como função complementar ou suplementar a formação do aluno por meio da disponibilizaçãode serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem''.

O papel do professor do AEE consiste portanto em criar estratégias que favoreçam a aprendizagem do aluno, como também propiciar situações vivenciais que possibilitem a esse aluno organizar seu pensamento. Para isso faz-se necessário que o professor conheça o estudante para que possa adequar de forma satisfatória as atividades, atendendo sua individualidade. Para que o trabalho aconteça de forma adequada o professor do AEE precisa ouvir a família do aluno para melhor conhecer o ambiente onde está inserido, como também orientar essa família.Cabe também a esse profissional estabelecer contato com o professor do ensino regular e outros profissionais , caso seja necessário, para que de forma articulada consiga planejar e desenvolver ações que possibilitem a integração e participação do estudante no ambiente escola, facilitando a sua aprendizagem. Esse acompanhamento acontece na sala de recursos multifuncionais(SRM) , local onde os atendimentos são realizados duas vezes por semana no contra turno do ensino regular.

Torna-se importante a elaboração do estudo de caso para que o professor do AEE consiga realizar seu trabalho de forma adequada, uma vez que através desse estudo vai conseguir obter informações do meio famiiar onde o aluno está inserido, da professora do ensino regular e de outros profissionais. De posse dessas informações o professor poderá elaborar um plano do AEE com objetivos, desenvolvimento, tempo previsto, estratégias , resultados que possam ser esperados. A elaboração do plano possibilita a esse profissional a realização de atividades que promovam a auto estima do aluno como também a organização de situações de aprendizagem a partir dos intereses observados, proporcionando a esse estudante a oportunidade de se expressar livremente na SRM e na sala de aula, favorecendo desse modo sua autonomia e independência diante das diversas situações do cotidiano escolar.

Oportunizar ao aluno um espaço onde possa expressar-se e desenvolver suas habilidades , vai permitir que ele participe de forma mais adequada ao ambiente em sala de aula e que seja capaz de adquirir novos saberes e interagir melhor com seus pares.





REFERÊNCIAS:

Resolução nº4 de 2 de outubro de 2009- Ministério da Educação

Nota Tecnica nº055/2013/MEC/SECADI/DPEE- Ministério da Educação

Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva- Min.daEducação

O Atendimento Educacional Especializado para Alunos com Deficiência Intelectual- Fasc. 2-Ministério da Educação-Secretaria de Educação Especial- Universidade Federal do Ceará