terça-feira, 15 de abril de 2014

Surdocegueira e Deficiência Múltípla

Cursista:Maria Lena Amaral Veras
Data: 04-04-14

                           Surdocegueira  e   Deficiência Múltipla

     A  surdocegueira é uma deficiência que  envolve  a   perda da audição  e  visão , de  modo  que a  combinação das duas deficiências impossibilita o uso dos sentidos de distância, criando necessidades específicas de comunicação.   Segundo Mc. Innes (1999) a surdocegueira é  dividida  em quatro  categorias:
. Indivíduos  que   eram  cegos   e se tornaram   surdos .
. Indivíduos  que eram   surdos   e se tornaram  cegos.
.Indivíduos  que  se tornaram  surdocegos.
. Indivíduos  que nasceram  ou  adquiriram surdocegueira  precocemente  , ou seja,  não  tiveram  oportunidade de desenvolver  a  linguagem.

      A pessoa com Deficiência  Múltipla é aquela  que tem  mais  de uma deficiência  associada que  afeta de  maneira mais  ou menos  intensa , o funcionamento  individual e  o relacionamento social.
        Indivíduos com surdocegueira demonstram dificuldade em observar, compreender  e imitar  o  comportamento de membros  da família ou de outros  que venha entrar em contato, devido às perdas visuais e  auditivas.
         A  pessoa  com surdocegueira  necessita  de um ambiente planejado e organizado adequadamente, favorecendo  sua  interação  com pessoas  e  objetos. Necessita  também de  professor ou outro interlocutor  que  favoreça o processo de comunicação através  de estimulação  adequada.
           Para  as  pesoas com  Deficiência  Múltipla , deve-se   levar   em  consideração dois  aspectos importantes: a Comunicação e o Posicionamento.
            A   individualidade  e  a dignidade  do aluno  com DMU, devem  ser respeitadas em  todas as interações  de comunicação  e  atividades  de  aprendizagem. Desse modo  serão estabelecidos   códigos  comunicativos entre  o  deficiente  múltiplo  e  o receptor.
          Importante destacar  uma boa  adequação postural , ou seja: colocar o aluno posicionado em sala de aula de  maneira   confortável para que   possa fazer  uso de gestos ou movimentos que possibilitem  sua  comunicação  e  participação   nas  atividades  propostas.
              Dentre  as necessidades específicas , convém  destacar  a  importância  em favorecer  o desenvolvimento  do  esquema  corporal  da   pessoa  com   Surdocegueira  ou  com Deficiência  Múltipla ,  através de  estímulos  que  favoreçam o  equilíbrio  postural , a  articulação e  a  harmonização de  seus movimentos,  bem como  a  autonomia  em  deslocamentos , aperfeiçoamento  das  coordenações visomotoras, motora global e fina e o desenvolvimento da força muscular.
         Deve-se   ainda  priorizar   a disponibilização de recursos  para   favorecer    a   linguagem estruturada no registro simbólico tanto verbal , como gestual.
           Todo trabalho  com  aluno  com  DMU  e SC,  implica  em constante interação com  o  meio  ambiente.
             Para aquisição de  Comunicação , algumas   estratégias    poderão ser utilizadas , como:  Objetos  de Referência, Caixas  de  Antecipação e  Calendários.



 Referências:
BOSCO,Ismênia C .M . G. ; MESQUITA, Sandra Regina S. ; MAIA, Shirley R.
A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar. Surdocegueira e Deficiência Múltipla- SEE/ME/UFC-Brasília.2010




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