segunda-feira, 2 de junho de 2014

Recursos e Estratégias em Baixa Tecnologia

      




Cursista: Maria Lena Amaral Veras
 Data:02-06-14

                     Ampliação de Formas de Comunicação

         No Espectro Autista  são sempre observados prejuízos na área  da comunicação e  linguagem  , com  manifestações distintas , dependendo  do   quadro  de que  se trata.
     Os prejuízos  na  comunicação e  na linguagem  podem  ser  manifestados   como   mutismo , atraso na aquisição, ecolalia, inversão pronominal, entre outros.
         Pode-se portanto encontrar nas escolas crianças com nenhuma  comunicação verbal  e  não verbal, com verbalização de  palavras  isoladas  , linguagem estereotipada,  fazendo  uso  da  repetição de frases e da entonação ouvida, entre outras.

          A comunicação Aumentativa e alternativa (CAA) é uma das áreas  da  Tecnologia Assistiva que atende pessoas sem fala  ou escrita  funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever.
        Com o objetivo de  ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve  habilidades de expressão e  compreensão  , são organizados e construídos auxílios externos como pranchas alfabéticas e de palavras , vocalizadores ou  o  próprio  computador que, por  meio  de software específico, pode  tornar-se uma  ferramenta poderosa de voz e comunicação.
      Afirma-se que a comunicação é  aumentativa quando o sujeito utiliza um outro  meio de comunicação para complementar ou compensar   deficiências que  a fala  apresenta, mas sem substituí-la totalmente. A comunicação é alternativa quando utiliza  outro meio para se comunicar  ao invés da fala, devido à impossibilidade de articular ou produzir  sons  adequadamente.( Tetzchner  e  Martinsen, 1992,p.22)
        A CAA destina-se a  sujeitos de todas as idades , que não possuem  fala ou escrita funcional devido a disfunções variadas, como: paralisia cerebral, deficiência mental, autismo, acidente vascular cerebral,doenças neuromotoras e outras.

                         PCS- Picture   Comunication  Symbols
       Os PCS ( Símbolos de Comunicação Pictórica) foram idealizados pela  fonoaudióloga Roxana Mayer Johnson, em 1980. É um sistema  simbólico  composto  por  8000 símbolos de fácil reconhecimento e, utilizado por  crianças  ou indivíduos  que apresentam dificuldades  em compreender  representações mais  abstratas  . É basicamente pictográfico  e  beneficia indivíduos  de  qualquer idade  . Trata-se de um sistema  aberto  que se adapta a  questões regionais , culturais e pessoais do usuário, possui uma  simbologia  de fácil interpretação.
      
                         Recursos  de  Baixa  Tecnologia
Pranchas  de  Comunicação
     As Pranchas de Comunicação podem  ser utilizadas para auxiliar   a comunicação de crianças com TEA  a  partir   dos 6 anos. Pode ser utilizada  na Sala de Aula , no AEE, na Biblioteca. Podem ser  construídas utilizando objetos, símbolos, letras, sílabas,palavras , frases ou números. As pranchas são personalizadas e  devem  considerar  as possibilidades cognitivas , visuais e motoras do indivíduo. Podem  estar soltas ou  agrupadas em  cadernos   ou  álbuns .
    A criança vai olhar, apontar ou ter a informação apontada   pelo  parceiro  de  comunicação.  Através desse  recurso , o professor  do AEE  poderá   estabelecer   um  sistema de comunicação   alternativa   com o   aluno, contribuindo    para  sua melhor  interação  social no  cotidiano  da escola, proporcionando  possibilidades  para  seu     desenvolvimento    e autonomia.

Cartões de Comunicação
     São cartões com símbolos  gráficos  representativos de mensagens. Estão organizados por categorias de símbolos   e cada   categoria se distingue por apresentar uma  cor de moldura  diferente.
      Pode ser usado para auxiliar a comunicação de crianças com  TEA , na sala de aula, no AEE, em oficinas ( como tópicos de interesse dos alunos), por exemplo: oficina de culinária.
     O professor do AEE através desse recurso, poderá  incentivar e melhorar a comunicação do aluno, contribuindo para que adquira mais  autonomia  nas suas atividades e melhora na interação social com seus pares.


Referências:
JUNIOR,J.F.B; CUNHA,Patricia; Coletânia  UFC/MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva  da Inclusão Escolar

.SCHIRMer,Carolina R; BERSH,Rita; MACHADO,Rosângela; SCHIRMER,Carolina; Atendimento Educacional Especializado- Deficiência Física. SEESP/SEED/MEC. Brasília/DF-2007

.BEZ,Maria Rosângela-Transtorno do Espectro Autista

_________________-Comunicação Alternativa e TEA, 2014.

7 comentários:

  1. Lena, como o Autista é prejudicado na sua comunicação e linguagem, as pranchas e os cartões de comunicação são ótimos recursos para estimular e trabalhar a comunicação e a interação do estudante com o professor e seus pares.
    Parabéns!
    Lindinalva.

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  2. Lena, seu blog mostra a importância de recursos para ampliação da comunicação de alunos com TEA, entre eles, as Pranchas de Comunicação que podem ser construídas com materiais simples, expondo figuras, números, símbolos, letras, palavras, e devem ser personalizadas de acordo com as possibilidades de ações do aluno.
    Parabéns pelo texto!

    Beijos,
    Rosemary.

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  3. Lena, sabemos da importância de trabalharmos com a utilização dos recursos necessários para atender as dificuldades individuais dos alunos com TEA. E com baixa tecnologia podemos construir materiais significativos como você mencionou em sua postagem.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Olá Lena quão importante é esse recurso no trabalho com o estudante Autista que tem a comunicação prejudicada, ou até os que não tem nenhum comunicação, pois que a tem mesmo que restrita poderá ampliar o vocabulário e os que não a tem podem começar a percorrer o caminho da comunicação, e o melhor é que por serem de baixa tecnologia podem ser facilmente confeccionados.

    Parabéns!
    ResponderE

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  6. Lena, as pranchas de comunicação é um recurso de grande utilidade para ser utilizado com os autistas pois é através desse recurso que o professor do AEE e da sala comum podem estabelecer uma comunicação com o aluno, comunicação esta que irá favorecer sua interação no seu meio social.

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  7. Ola Lena!
    O material apresentado é bem significativo para o público a que se destina.
    Abraços fraternais,
    Waldenice

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