quinta-feira, 26 de junho de 2014

O Modelo dos Modelos - Relações com o AEE

Cursista: Maria Lena Amaral Veras
Data: 20-06-14

                               O Modelo dos Modelos- Relações com o AEE

     O AEE é um serviço da educação especial que “ identifica, elabora  e  organiza  recursos pedagógicos e de acessibilidade que  eliminem as  barreiras  para a plena  participação dos  alunos  considerando suas necessidades específicas” ( SEESP/MEC,2008). O AEE  complementa  e /ou suplementa a formação do aluno, visando a sua autonomia   na escola  e  fora  dela, constituindo  oferta  obrigatória  pelos  sistemas  de ensino.
       Trabalhar com o aluno  no AEE implica   ao professor   habilitação e  conhecimento específico na área   de educação  especial. Não  adianta    construir  um   modelo  de   ensino   e  adaptá-lo  a todos   os  alunos  , como   fazia o Sr. Palomar , de acordo com o texto  de Calvino. O trabalho  no AEE   não  é sujeito  à   regras   e modelos   ajustáveis  , cada  aluno é um ser  único,   com  suas especificidades . Portanto, cabe  ao professor  elaborar um plano  de atendimento  individual , ou seja: o plano do AEE para cada  aluno, uma vez que as realidades  são  distintas.
       O trabalho do AEE , assemelha-se ao do Sr. Palomar , mostrado no texto, no momento  em que sugere-se “ apagar  da  mente  os   modelos   e os    modelos  de  modelos”. Para  trabalhar  no AEE  não  existe  um modelo  único  de atuação   com o aluno  , pois   as  realidades  são  distintas. Cabe portanto, ao professor  do AEE   estabelecer  uma linha   de conduta  que   vise  a superação  das  barreiras  do  aluno  , da maneira  como  ele   se apresenta  com  seus  “sins”, os seus “nãos”, os seus “mas”.
       Nesse sentido  , Calvino  destaca   em seu texto  que    “ melhor  é que a  mente permaneça desembaraçada  , mobiliada   apenas  com a memória de  fragmentos   de  experiências e de princípios subtendidos e  não  demonstráveis”. O planejamento  deve ser construído  de acordo  com  a realidade  trazida  por  cada  aluno  e  para que aconteça  de  forma  satisfatória   é  preciso   que  a mente  esteja aberta para enfrentar  os desafios  e  superar  as barreiras.

Referências:
.CALVINO, Italo-Texto:  O Modelo  dos Modelo
RAPOLI,E.;MANTOAN,M.T.;SANTOS,M.T.;MACHADO,R.; -A Educação Especial na Perspectiva da Educação Escolar- A Escola  Comum Inclusiva- ME/SEE/UFC- Brasília.2010



Um comentário:

  1. Olá Lena!

    Ainda bem que temos flexibilidade cognitiva e afetiva para acolher os diferentes.
    Abraços fraternais,
    Waldenice

    ResponderExcluir