Data:02-06-14
Ampliação de Formas de Comunicação
No Espectro Autista são sempre observados prejuízos na área da comunicação e linguagem , com manifestações distintas , dependendo do quadro de que se trata.
Os prejuízos na comunicação e na linguagem podem ser manifestados como mutismo , atraso na aquisição, ecolalia, inversão pronominal, entre outros.
Pode-se portanto encontrar nas escolas crianças com nenhuma comunicação verbal e não verbal, com verbalização de palavras isoladas , linguagem estereotipada, fazendo uso da repetição de frases e da entonação ouvida, entre outras.
A comunicação Aumentativa e alternativa (CAA) é uma das áreas da Tecnologia Assistiva que atende pessoas sem fala ou escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade em falar e/ou escrever.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão , são organizados e construídos auxílios externos como pranchas alfabéticas e de palavras , vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação.
Afirma-se que a comunicação é aumentativa quando o sujeito utiliza um outro meio de comunicação para complementar ou compensar deficiências que a fala apresenta, mas sem substituí-la totalmente. A comunicação é alternativa quando utiliza outro meio para se comunicar ao invés da fala, devido à impossibilidade de articular ou produzir sons adequadamente.( Tetzchner e Martinsen, 1992,p.22)
A CAA destina-se a sujeitos de todas as idades , que não possuem fala ou escrita funcional devido a disfunções variadas, como: paralisia cerebral, deficiência mental, autismo, acidente vascular cerebral,doenças neuromotoras e outras.
PCS- Picture Comunication Symbols
Os PCS ( Símbolos de Comunicação Pictórica) foram idealizados pela fonoaudióloga Roxana Mayer Johnson, em 1980. É um sistema simbólico composto por 8000 símbolos de fácil reconhecimento e, utilizado por crianças ou indivíduos que apresentam dificuldades em compreender representações mais abstratas . É basicamente pictográfico e beneficia indivíduos de qualquer idade . Trata-se de um sistema aberto que se adapta a questões regionais , culturais e pessoais do usuário, possui uma simbologia de fácil interpretação.
Recursos de Baixa Tecnologia
Pranchas de Comunicação
As Pranchas de Comunicação podem ser utilizadas para auxiliar a comunicação de crianças com TEA a partir dos 6 anos. Pode ser utilizada na Sala de Aula , no AEE, na Biblioteca. Podem ser construídas utilizando objetos, símbolos, letras, sílabas,palavras , frases ou números. As pranchas são personalizadas e devem considerar as possibilidades cognitivas , visuais e motoras do indivíduo. Podem estar soltas ou agrupadas em cadernos ou álbuns .
A criança vai olhar, apontar ou ter a informação apontada pelo parceiro de comunicação. Através desse recurso , o professor do AEE poderá estabelecer um sistema de comunicação alternativa com o aluno, contribuindo para sua melhor interação social no cotidiano da escola, proporcionando possibilidades para seu desenvolvimento e autonomia.
Cartões de Comunicação
São cartões com símbolos gráficos representativos de mensagens. Estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente.
Pode ser usado para auxiliar a comunicação de crianças com TEA , na sala de aula, no AEE, em oficinas ( como tópicos de interesse dos alunos), por exemplo: oficina de culinária.
O professor do AEE através desse recurso, poderá incentivar e melhorar a comunicação do aluno, contribuindo para que adquira mais autonomia nas suas atividades e melhora na interação social com seus pares.
Referências:
JUNIOR,J.F.B; CUNHA,Patricia; Coletânia UFC/MEC/2010: A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar
.SCHIRMer,Carolina R; BERSH,Rita; MACHADO,Rosângela; SCHIRMER,Carolina; Atendimento Educacional Especializado- Deficiência Física. SEESP/SEED/MEC. Brasília/DF-2007
.BEZ,Maria Rosângela-Transtorno do Espectro Autista
_________________-Comunicação Alternativa e TEA, 2014.
Lena, como o Autista é prejudicado na sua comunicação e linguagem, as pranchas e os cartões de comunicação são ótimos recursos para estimular e trabalhar a comunicação e a interação do estudante com o professor e seus pares.
ResponderExcluirParabéns!
Lindinalva.
Lena, seu blog mostra a importância de recursos para ampliação da comunicação de alunos com TEA, entre eles, as Pranchas de Comunicação que podem ser construídas com materiais simples, expondo figuras, números, símbolos, letras, palavras, e devem ser personalizadas de acordo com as possibilidades de ações do aluno.
ResponderExcluirParabéns pelo texto!
Beijos,
Rosemary.
Lena, sabemos da importância de trabalharmos com a utilização dos recursos necessários para atender as dificuldades individuais dos alunos com TEA. E com baixa tecnologia podemos construir materiais significativos como você mencionou em sua postagem.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Lena quão importante é esse recurso no trabalho com o estudante Autista que tem a comunicação prejudicada, ou até os que não tem nenhum comunicação, pois que a tem mesmo que restrita poderá ampliar o vocabulário e os que não a tem podem começar a percorrer o caminho da comunicação, e o melhor é que por serem de baixa tecnologia podem ser facilmente confeccionados.
ResponderExcluirParabéns!
ResponderE
Lena, as pranchas de comunicação é um recurso de grande utilidade para ser utilizado com os autistas pois é através desse recurso que o professor do AEE e da sala comum podem estabelecer uma comunicação com o aluno, comunicação esta que irá favorecer sua interação no seu meio social.
ResponderExcluirOla Lena!
ResponderExcluirO material apresentado é bem significativo para o público a que se destina.
Abraços fraternais,
Waldenice